Marketing Olfativo: como fazer
Marketing olfativo: como fazer
Você conhece o marketing olfativo e sua eficácia? Acompanhe este conteúdo e saiba mais!
O marketing olfativo é uma estratégia muito eficaz para trabalhar a fidelização dos clientes de uma empresa. Mas você sabe por que isso ocorre? Pois bem: o olfato é um dos cinco sentidos do corpo humano e ele é o responsável pela percepção dos aromas. E, esse sentido também é muito ligado às memórias, ou seja, é completamente provável que você sinta o cheiro e lembre-se de onde sentiu ou de uma situação específica com aquele aroma presente.
Portanto, o marketing olfativo tem o objetivo de atrelar um aroma à uma empresa, loja ou produtos. E, dessa forma, fazer com que a alma do negócio esteja ligada a um aroma, expressando suas características e se tornando uma marca olfativa de fato.
Conheça 3 benefícios do marketing olfativo
Autoridade de negócio
Utilizar o marketing olfativo aumenta a autoridade da sua marca. Isso porque, além de criar uma marca olfativa, essa fragrância também perpetuará na memória de seus consumidores. A Di Seta trabalha com fragrâncias que remetem às sensações da aromaterapia, então também será possível aliar a marca olfativa ao sentimento que você deseja causar no consumidor.
Entrega WOW e experiência marcante
As estregas WOW são aquelas que priorizam ser um acontecimento para o cliente que está recebendo um produto. Essa também é uma maneira de furar a bolha digital, que não permite muita diferenciação entre lojas e produtos, trazendo experiências sensoriais e trabalhando os aspectos físicos. E, acredite: há grandes possibilidades de o marketing olfativo ser o diferencial do seu produto e da sua entrega.
Fidelização de clientes
Quando você tem uma experiência prazerosa de compra, admira o trabalho daquela empresa e se sente amado e único em sua experiência, você volta a consumir os produtos. E, assim como o marketing olfativo trabalha as experiências sensoriais, ele também trabalha o sentimento de amabilidade, cuidado e respeito.
Como fazer o marketing olfativo
Agora que você já sabe o que é e como funciona o marketing olfativo, é hora de saber como inseri-lo na sua estratégia de negócios. Portanto, preste bastante atenção, pois toda estratégia bem planejada e bem executada traz resultados a curto, médio e longo prazo sempre a depender do seu objetivo.
O primeiro passo para aderir a estratégia do marketing olfativo é buscar empresas sérias que ofereçam consultoria sobre o tema. É o caso da Di Seta, que ainda une o marketing olfativo aos benefícios da aromaterapia, pois as fragrâncias provocam reações e experiências equivalentes às sensações dos óleos essenciais.
Então, após o primeiro passo, será necessário entender e estudar sobre o seu público, o seu produto e qual é a sensação que você quer causar com o aroma. Assim, a sua marca olfativa será tão assertiva que os benefícios poderão ser notados rapidamente.
E, assim, o terceiro passo é caprichar nas entregas. Faça tudo com muito amor e lembre-se que um cliente satisfeito é um cliente fiel!